Linkei Linkei
Você está no Blog

Métodos de avaliação com especialistas

Esse tipo de avaliação envolve um ou mais especialistas inspecionando e julgando a adequação da interface com base em princípios reconhecidos e em sua experiência profissional, no intuito de identificar possíveis problemas que podem ocorrer durante a interação do usuário com o sistema (Cybis et alii, 2010). A avaliação envolvendo especialistas almeja antever potenciais problemas, porém, problemas não reais, visto que o avaliador tenta se colocar no papel de determinado usuário com determinado perfil (Silva & Barbosa, 2010).

Esse tipo de avaliação é utilizado para buscar problemas de usabilidade e propor soluções. Para Nielsen & Mack (1994 apud Prates & Barbosa 2003, p.10), os principais objetivos da avaliação com especialistas são: identificar, classificar e contar os problemas encontrados.

A avaliação com especialistas surgiu no início dos anos de 1990 é ganhou relevância por ser um método barato - comparado com a avaliação com usuários, fácil de ser realizado, lida menos com questões éticas e práticas e, principalmente, eficaz, sendo, também, uma alternativa para situações em que os usuários não estão acessíveis ou o custo de seu envolvimento é muito alto e o tempo muito curto (Preece et alii, 2005).

Para Preece et alii (2005), os métodos de avaliação com especialistas é uma abordagem eficiente para resolver problemas de interfaces sem realizar testes com usuários. As principais técnicas utilizadas que envolvem a opinião de especialistas serão abordadas a seguir.

Referências: 

Comentário