Linkei Linkei
Você está no Blog

Público-alvo de e-Gov

O Governo possui autonomia própria para gerir os assuntos de seu interesse e de interesse da sociedade, oferecendo os mais diversificados serviços e podendo atuar e interferir em diversos ramos de atividade, desde que não exerça atividade comercial. O Governo é um agente coletivo que fiscaliza e proporciona bens e serviços coletivos e públicos. Atua em defesa do interesse da sociedade e do desenvolvimento econômico e social, constituindo-se no principal depositário da confiança popular para a solução dos problemas e defesa dos interesses dos cidadãos. Por isso, amplas são suas atuações, muitos são os serviços públicos oferecidos e diversos são os agentes ou atores que se relacionam com o Governo (Constituição da República Federativa Do Brasil, 1988).

Para a TecGov/ Fundap (2007) e a Sociedade da Informação no Brasil (2000), o Governo se relaciona com cinco atores: cidadãos (G2C), empresas (G2B), servidores públicos (G2E), investidores em governo (G2I), agências governamentais e outros governos (G2G). Esses atores é que definem os serviços públicos oferecidos e o tipo de atuação do Governo. Ainda segundo a TecGov/ Fundap  (2007, p.17), esses relacionamentos  são:

  • G2B (Governo-Empresas) – relacionamento do governo com empresas do setor privado objetivando oferecer serviços eletrônicos e informações que aperfeiçoem e facilitem a realização de negócios e a prestação de serviço, como nota fiscal eletrônica, pregão eletrônico, licitações, contratações e outros serviços oferecidos por meios eletrônicos.
  • G2C (Governo-Cidadão) – relacionamento do governo com os cidadãos objetivando, principalmente, promover informações e serviços públicos que atendam suas necessidades de contribuintes e seus direitos garantidos durante toda sua vida, do nascimento a sua morte, como veiculação de informações de interesse público, informações sobre campanhas e projetos, oferecimento de serviços de segunda via dos impostos e documentos, participação do cidadão na discussão de políticas.
  • G2E (Governo-Servidor Público) – relacionamento do governo com os servidores públicos objetivando promover informações e serviços necessários para desenvolvimento das atividades.
  • G2IU (Governo-Investidores) – relacionamento do governo com investidores provendo informações para facilitar o acesso às oportunidades de investimentos em municípios, regiões e organismos de governo.
  • G2G (Governo-Governo) – relacionamento do governo com o próprio governo, em todas as esferas ou agências e entidades governamentais que necessitem de informações e serviços para o desenvolvimento de suas atividades.

Comentário