Linkei Linkei
Você está no Blog

O ambiente de aprendizagem TelEduc como mídias para EaD

Publicação da pós-graduação Design Instrucional para Web

A internet hoje, possui excelente suporte para diversas formas de comunicação e informação. Principalmente na área de vídeo e interação. Devido a esse suporte e a possibilidade de criação de novas formas de comunicação e principalmente ao seu custo e benefícios é que ela se destaca das demais mídias para EaD.

Vejo que o maior problema da internet hoje é a carência de conteúdo criado especialmente para ela, não só para Ead. Um material planejado para ser impresso é completamente diferente de um material para publicação na internet. Mais mesmo assim você ver muito conteúdo para web criado simplesmente como Ctrl + C e Ctrl + V de materiais impresso.

Diante de um imenso conteúdo mal desenvolvido, mal planejado e em sistemas (website) de difícil utilização. Acredito que hoje em dia o que manda é exatamente o oposto: um conteúdo de qualidade, planejado adequadamente para internet e disponibilizado em um sistema de fácil utilização. Vejam o exemplo do Google. O Google comparado com o buscador da Microsoft é muito feio, não chama muito atenção e não têm aquele monte de figuras e ilustração comum nos materiais impressos. Porém, ele ainda é o mais utilizado pela sua simplicidade, facilidade e conteúdo útil.

Nesse sentido o TelEduc, apesar de ter algumas falhas de usabilidade (facilidade no uso), é muito bom. Não muito bonito, mas é muito intuitivo e fácil de utilizá-lo.  A estrela e a mãozinha amarela que indicam as atividades a serem realizadas e as mais recentes são exemplo disso. Porém, o TelEduc e as diversas mídias sozinha não faz milagre, necessita de conteúdo planejado para internet.

Comentário