Linkei Linkei
Você está no Blog

Teste de usabilidade Segundo Steve Krug

Publicação da pós-graduação Design Instrucional para Web

Testes de usabilidade são usados para descobrir se um Website funciona de acordo com os objetivos propostos e se é fácil de usar-lo. Geralmente, em um teste de usabilidade, mostra-se um Website a um usuário e solicita-se que execute uma tarefa.  A observação do usuário tentando usar um site leva a descobrir dificuldades na execução da tarefa.

Um teste de usabilidade é aparentemente simples, porém, quando executado em tempo e freqüência inadequada custam caros e tornam-se muito complexo e grandioso, gerando mudanças em todo um projeto. Steve Krug (2006) afirma que quando um teste de usabilidade é executado no inicio e com freqüência adequada, pode-se tirar o máximo de proveito a um custo baixo economizando tempo e desgastes refazendo o projeto.

Para Steve Krug (2006), um teste de usabilidade pode ser simples e com resultados bem úteis, bastando apenas uma câmera para registrar a sessão, uma sala com uma mesa, computador e cadeiras e apenas três ou quatro usuários que serão entrevistados. Isso resultada em uma redução de custos de 15.00 dólares com teste tradicionais, para 300 dólares com um teste simples e eficiente.

Segundo Steve Krug (2006), entrevistando apenas três ou quatro usuários que representam o público-alvo do site é possível identificar no primeiro teste a grande maioria dos problemas significativos de usabilidade. Permitindo em um mesmo dia, testar e questionar e passar-los para a equipe de desenvolvimento corrigir. Após a correção é possível executar um segundo e um terceiro teste com três usuários e descobrir o dobro de novos problemas que não seriam identificados com o triplo de entrevistados no primeiro e segundo teste.

Plano de Testes de Usabilidade

Com uma câmera filmando a sessão de teste, um papel para registrar as observações, um usuário para ser observado e um script com que será perguntado e quais tarefas serão executadas, é possível executar um teste de usabilidade. Steve Krug (2006) destaca que é necessário deixar claro ao entrevistado o porquê da utilização da câmera, que será avaliado o Website e não o entrevistado, explicar sobre como se comportar durante a sessão e criar um ambiente que deixe o entrevistado confortável para que possa pensar em voz alta e responde as perguntas do entrevistador de forma correta. E o principal: agradecer e recompensar o entrevistado.

Para Krug qualquer pessoa pode conduzir e observar um teste de usabilidade de forma eficiente, desde que, os testes comece cedo e seja aplicada em cada etapa de desenvolvimento do projeto. Após a aplicação do teste, Krug recomenda que os testes seja analisado imediatamente pela equipe para decidir quais problemas precisam ser consertados e como será consertado.

Referências

  • KRUG, Steve. Não Me Faça Pensar. Rio de Janeiro: Alta Books, 2006

Comentário